8 dicas para organizar os itens de cozinha


Realizar uma "expedição" pela cozinha da sua residência é a certeza de encontrar muita coisa que você nem imagina que possui. Duvida? Faça o teste. E o excesso ou a duplicidade de itens é o motivo que torna esse ambiente da casa desorganizado.


Panelas organizadas


Para começar a organizá-la, algumas ações iniciais são necessárias. Aqui vão algumas dicas:

1. Priorize


O ideal é que você disponha de um período razoável de tempo para dedicar-se à organização de sua cozinha integralmente. Assim, você poderá analisar todos os espaços, incluindo gavetas, nichos, portinhas, prateleiras mais altas. Certamente, você se surpreenderá com os "achados". 

Entretanto, se você não dispõe de tempo suficiente para começar e encerrar o processo num único dia, minha primeira dica é que você estabeleça prioridades. Quanto tempo livre você tem por dia? Vinte minutos? É possível organizar duas gavetas hoje, um nicho amanhã e assim por diante.

2. Retire tudo do local e limpe o espaço


Comece esvaziando o local (quer seja a gaveta, o nicho, a portinha) e faça uma boa limpeza no móvel. Assim, você começa da maneira correta.

3. Agrupe os itens iguais


É imprescindível você agrupar pratos, talheres, travessas, bacias, copos, jarras, panelas, potes, eletrodomésticos e alimentos (não vou tratar dos alimentos hoje. Será assunto para outro post). Pense em famílias: a família dos pratos, das panelas etc.


Itens de cozinha

4. Categorize os itens


Agora, separe os itens de preparo (talheres, panelas e utensílios de preparo das refeições) dos itens de servir (louça, copos e talheres de servir à mesa).

5. Estabeleça um limite para cada tipo de itens


Compras por impulso resultam em eletrodomésticos sem uso e excesso de itens. 

Reflita: Quantas jarras você tem? E de quantas você precisa? Qual é o tamanho da coleção de potes plásticos? Quantos são efetivamente necessários? Você precisa manter 5 conchas para servir sopa?

Proceda assim com todos os itens que fazem parte do acervo.

6. Descarte os excessos e tudo o que não está sendo usado


Esta dica complementa a anterior. Repito: compras por impulso resultam em eletrodomésticos sem uso e excesso de itens. Doe ou venda tudo o que não estivem sendo usado ou que configurar excesso. É o que eu digo sempre: Menos é mais. 

Eletrodoméstico

7. Elimine o que está avariado


Isso mesmo, elimine: 

Louças trincadas ou lascadas.
Panelas sem cabo ou com o acabamento riscado.
Facas sem corte.
Potes plásticos rachados, amarelados (este item será assunto de um post específico).
Eletrodomésticos quebrados cujo conserto sai mais caro do que comprar um novo.
E qualquer outro item em mau estado.

8. Devolva os itens aos espaços


Agora que você categorizou, comece a devolver os utensílios aos espaços, mantendo sempre os itens iguais juntos: Potes com potes, panelas com panelas, louças com louças. 

Assim, você começa a ter um critério de organização em sua cozinha. E o mais importante: aquele espaço que estava faltando agora estará sobrando.

Eu espero que tenha gostado. São dicas básicas que farão a diferença.

Obrigada e compartilhe o post!





0 comentários. Comente também :

Postar um comentário



Fique por dentro das novidades

Cadastre seu endereço de email e receba diretamente todas novidades!

Termos de uso


O compartilhamento de conteúdo autoral do blog é permitido, desde que esteja acompanhado do nome da autora - Sonia Hecher, Personal Organizer e do nome do blog www.ambienteorganizado.com.br em local visível.

Segundo a Lei 9.610/98, a violação de direitos autorais é crime previsto no Artigo 184 do Código Penal.

Saiba mais sobre os Termos de uso e a Política de privacidade do Blog Ambiente Organizado.