Saiba quando você deve trocar os travesseiros


Você sabia que os travesseiros precisam ser trocados a cada dois anos, independente da qualidade ou do aspecto visual deles?

Travesseiros

Não se surpreenda. A maioria das pessoas está envolvida com tantas atividades diárias que nem lembra que os travesseiros existem e sequer sabe que eles precisam ser trocados com esta regularidade.

A troca é necessária para evitar problemas de saúde, como doenças respiratórias e de pele (rinite, alergias, dermatites, entre outras).

Dezenas de microrganismos (como os ácaros) repousam tranquilamente ao seu lado, junto ao seu companheiro de todas as noites, o travesseiro. Eles se alimentam das secreções que são eliminadas durante o sono (suor, oleosidade, coriza, lágrimas, saliva).

Estima-se que, a partir de dois anos de uso, até 25% do peso do travesseiro seja composto por microrganismos e demais resíduos. Argh!

Travesseiro branco

Cuidados na manutenção dos travesseiros


  • Procure comprar travesseiros de boa qualidade, com tratamento antiácaros. Existem muitos modelos, de materiais diversos, escolha aquele com o qual você se adapta melhor. (Este assunto será detalhado em outro post.)

  • Escreva na etiqueta (ou na borda) a data da compra e a quem eles pertencem. Assim você saberá a data em que deve substituí-los.

Travesseiro identificado

  • Deixe-os em local arejado e ventilado, mas não expostos diretamente ao sol, pois o calor é condição favorável para aumentar a proliferação dos microrganismos.

  • Não deite com o cabelo molhado ou úmido. A umidade é terreno fértil para esses microrganismos.

  • Utilize uma capa protetora, preferencialmente impermeável, entre o travesseiro e a fronha e lave-a regularmente. Ela auxilia bastante na proteção e conservação do travesseiro.

  • Siga as orientações do fabricante e higienize os travesseiros conforme recomendado, independente da troca a cada dois anos.

Espero que as dicas sejam úteis. Compartilhe com quem possa ter interesse no assunto.

Abraço.

2 comentários :

  1. Ótimas dicas, práticas e inteligentes!

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, práticas e inteligentes! Patricia, https://www.dedetizadorarj.com

    ResponderExcluir



Fique por dentro das novidades

Cadastre seu endereço de email e receba diretamente todas novidades!

Termos de uso


O compartilhamento de conteúdo autoral do blog é permitido, desde que esteja acompanhado do nome da autora - Sonia Hecher, Personal Organizer e do nome do blog www.ambienteorganizado.com.br em local visível.

Segundo a Lei 9.610/98, a violação de direitos autorais é crime previsto no Artigo 184 do Código Penal.

Saiba mais sobre os Termos de uso e a Política de privacidade do Blog Ambiente Organizado.