5 condutas que desorganizam o seu closet


Para manter o closet organizado, é necessário ter atenção, técnica e cuidados. E se alguns conceitos não forem observados, a organização ficará comprometida.

Closet desorganizado

Repense, se você está praticando as seguintes condutas:

1. Você acha que não precisa retirar nada dele.


Sempre tem algo para tirar... Procure e encontrará aquele sapato que não usa mais, aquela calça que ficou pequena, aquela blusa que está fora de moda. Sabe o que eles estão fazendo no seu armário? Roubando espaço. Tenho insistido nesse ponto: desapegue, doe, venda, tire do armário, dê espaço para o novo e para aquilo que você realmente usa.


2. Você guarda nele coisas que não devem estar lá.


O closet (ou o guarda-roupas) deve abrigar prioritariamente roupas, acessórios, bolsas e calçados. Na eventualidade de você não possuir outro espaço, poderá guardar uma caixa com os seus documentos pessoais. Mas é só. Tudo o que não se enquadrar nestas categorias, deve ir para outros cômodos.

Portanto, tire do closet: revistas velhas, livros, carnês, notas fiscais, recibos, contas de consumo, cadernos de escola, fotografias, álbuns, enfeites de Natal, equipamentos fotográficos, instrumentos musicais, equipamentos esportivos, etc. Tudo isso está roubando um espaço precioso, deixando suas roupas amassadas e escondidas, seus sapatos amontoados e está gerando desorganização.

Camisas sociais dobradas

3. Você não criou setores para o acervo.


Cada peça abrigada no seu closet faz parte de uma categoria e, como tal, deve ficar junto com a sua categoria. Sabe aquele ditado: cada macaco no seu galho? Aqui é a mesma coisa. Mantenha junto tudo o que for da mesma categoria: blusas com blusas, bolsas com bolsas, calçados com calçados e assim por diante. Outras categorias também devem ser observadas: roupas de trabalho, roupas de festa, roupas de frio, roupas de calor... Começou a complicar? Um Personal Organizer pode ajudar você a identificar como fazer essa separação.

4. Você não padronizou os cabides.


Ter cabides de vários tipos, cores, espessuras, alturas e larguras não é uma boa ideia. A falta de padronização esconde, amassa e deforma suas roupas, sem contar que gera uma sensação de desorganização. Cabides padronizados são essenciais num closet organizado.

Entretanto, padronizar os cabides não significa que todos eles devem ser iguais. Cada grupo de roupas merece um determinado tipo de cabide, que melhor se adequa ao seu uso. Tem dúvida? Chame um Personal Organizer.

Cabideiro com roupas de inverno

5. Você não dobrou as roupas adequadamente.


As técnicas de dobra são importantíssimas no closet. O modo como você dobra e acomoda as roupas pode fazer o espaço triplicar e contribui com a organização. Eu digo isso porque já comprovei na prática. Pense, pesquise e descubra como você pode fazer isso da melhor forma. E repito, se tiver dúvida, contrate um Personal Organizer, ele fará mágica no seu closet.

Aproveite as dicas e compartilhe. Beijos. 

0 comentários. Comente também :

Postar um comentário



Fique por dentro das novidades

Cadastre seu endereço de email e receba diretamente todas novidades!

Termos de uso


O compartilhamento de conteúdo autoral do blog é permitido, desde que esteja acompanhado do nome da autora - Sonia Hecher, Personal Organizer e do nome do blog www.ambienteorganizado.com.br em local visível.

Segundo a Lei 9.610/98, a violação de direitos autorais é crime previsto no Artigo 184 do Código Penal.

Saiba mais sobre os Termos de uso e a Política de privacidade do Blog Ambiente Organizado.