9 Dicas para organizar e decorar espaços pequenos


Ambientes pequenos podem ganhar espaço extra utilizando-se alguns recursos funcionais e decorativos.  Aqui vão algumas dicas para você conseguir acomodar os móveis, organizar as suas roupas e objetos e também para você não ficar com a sensação de que vive "confinado".

Cômoda e cadeira

1. Livre-se dos excessos


Essa dica vale para qualquer espaço, mas, em ambientes pequenos, ela é indispensável. Mantenha apenas aquilo que é essencial para você e para o seu bem-estar e livre-se do resto. Roupas, calçados, acessórios e objetos fora de uso devem ser doados, vendidos ou eliminados.


2. Integre os ambientes


Espaços menores pedem menos paredes. Ambientes integrados parecerão maiores. A cozinha americana é um bom exemplo de ambiente integrado.

Cozinha americana

3. Utilize cores claras no chão e nas paredes


Cores claras ampliam visualmente os espaços. Faça uso deste recurso nas paredes e no piso. Use cores mais fortes em detalhes.

4. Use e abuse de espelhos


Eles têm o poder de multiplicar visualmente qualquer espaço. Paredes revestidas com espelhos trarão amplitude visual e farão o espaço parecer maior. As portas de armário ou do closet ganharão sofisticação, se forem revestidas com espelhos e, do mesmo modo, ampliarão o espaço.

5. Redimensione e planeje o tamanho dos móveis


Espaços pequenos pedem móveis menores, que devem ter proporção visual em relação ao tamanho do cômodo. Escolha mesas com dimensões menores, estofados com braços e encostos mais finos e com menor profundidade. Móveis planejados ou marcenaria sob medida podem trazer um aproveitamento melhor do espaço e mais conforto ao ambiente.


Recamiê

6. Compre móveis com múltiplas funções


Cama com gavetões, cama-box com baú, sofá-cama, mesa elástica, enfim, os chamados móveis com múltiplas funções são recursos perfeitos para ganhar espaço extra.

7. Aposte na leveza visual


Considere a compra de mesas com tampo de vidro, cadeiras de material acrílico transparente ou então cadeiras que tenham os pés à mostra. Eles têm leveza visual, não carregam o ambiente.

Mesa com tampo de vidro

8. Use o espaço áereo


Prateleiras e nichos podem acomodar livros, DVDs e outros objetos. São fáceis de instalar e fornecem um ganho extra de espaço, sem comprometer a circulação.

9. Opte pela decoração clean


Evite expor muitos quadros ou objetos decorativos, pois eles causarão poluição visual. Opte por poucas peças, mas de qualidade.  Tapetes também podem fatiar o seu piso, fazendo o ambiente parecer menor. Considere deixar o chão à vista e utilize tapetes menores para demarcar alguma área específica.

Espero que as dicas sejam úteis.

Se você gostou, compartilhe este post.

0 comentários. Comente também :

Postar um comentário



Fique por dentro das novidades

Cadastre seu endereço de email e receba diretamente todas novidades!

Termos de uso


O compartilhamento de conteúdo autoral do blog é permitido, desde que esteja acompanhado do nome da autora - Sonia Hecher, Personal Organizer e do nome do blog www.ambienteorganizado.com.br em local visível.

Segundo a Lei 9.610/98, a violação de direitos autorais é crime previsto no Artigo 184 do Código Penal.

Saiba mais sobre os Termos de uso e a Política de privacidade do Blog Ambiente Organizado.