Como eliminar as traças de suas roupas


Quem mora em regiões frias, como na Serra Gaúcha, necessita de vestuário adequado, pois tem que conviver com invernos rigorosos, muita chuva e umidade. E também enfrenta inconvenientes eventuais, como o mofo e as traças. 


Sobre o mofo, farei um post específico. Hoje, vou escrever sobre as traças que danificam os tecidos. Esclarecendo que também há traças que atacam papéis e alimentos.

Esses bichinhos danados têm hábitos noturnos, gostam de ambientes mal higienizados e úmidos. Depositam suas larvas em matéria orgânica como lãs e peles, pois se alimentam de queratina. Portanto, são as larvas que fazem o "estrago" e não as traças na fase adulta.

Pode ser que você nem perceba que as traças existem. Mas certamente vai notar no dia em que decidir usar sua camisa de seda ou seus artigos de lã, como casaco, luvas, cachecol e chapéu e encontrá-los com a superfície irregular ou cheia de furos. 

Para evitar esse inconveniente, mantenha os armários limpos, organizados e arejados. Passe o aspirador em todos os cantos e frestas regularmente. Borrife um pouco de vinagre branco de álcool num pano para efetuar a limpeza interna dos móveis, pois a acidez do vinagre eliminará as traças. E não guarde roupa úmida.

E para prevenir? Usar a malcheirosa naftalina? Não mesmo. 

A dica organizada é fazer trouxinhas com bolinhas de pimenta e colocar dentro dos bolsos ou dentro das roupas de lã. As traças não atacarão a peça. E, pode confiar em mim, suas roupas não ficarão com cheiro de pimenta. Acredite!


Trouxinhas de pimenta para combater traças


Casaco de lã com trouxinhas de pimenta
Coloque as trouxinhas dentro dos bolsos, aqui, deixei fora para demonstrar
Se necessário, você pode colocar a pimenta em saquinhos maiores de organza ou tule e pendurar nos armários. Além de prevenir as traças, ficarão charmosos. 


Sachês de lavanda

A pimenta eu já testei. Há outras sugestões para os sachês, como usar lavanda, cravo-da-índia, capim-limão, e bolas de cedro. Você já usou?

Vamos fazer trouxinhas? Eu tenho um pé de lavanda aqui em casa, vou testar também, depois conto para você.

Se gostar, compartilhe.

Beijos.


0 comentários. Comente também :

Postar um comentário



Fique por dentro das novidades

Cadastre seu endereço de email e receba diretamente todas novidades!

Termos de uso


O compartilhamento de conteúdo autoral do blog é permitido, desde que esteja acompanhado do nome da autora - Sonia Hecher, Personal Organizer e do nome do blog www.ambienteorganizado.com.br em local visível.

Segundo a Lei 9.610/98, a violação de direitos autorais é crime previsto no Artigo 184 do Código Penal.

Saiba mais sobre os Termos de uso e a Política de privacidade do Blog Ambiente Organizado.