A história do chá de panela


Se você é noiva e está se preparando para casar, já deve ter pensado em organizar o chá de panela, ou chá de cozinha, ou chá da noiva. Mas, você sabe a origem dessa tradição? Muitas vezes seguimos as tradições sem saber a história delas. Há duas lendas sobre esse costume, embora ambas careçam de fontes.

Casamento e chá de panela

A primeira história diz que o formato surgiu na Holanda, na Idade Média, quando um pobre moleiro apaixonou-se por uma rica donzela. Contrariado com a situação, o pai da moça retirou o dote dela, para impedir a realização do casamento. Amigos do casal reuniram-se, então, e providenciaram a compra de vários utensílios e até móveis para equipar a residência dos noivos e viabilizar a união.Tudo em nome do amor!

A segunda lenda conta que o chá de cozinha surgiu para ajudar as noivas mais pobres a terem o seu dote, condição fundamental para conseguir um noivo, nos séculos passados. Os amigos se reuniam e conseguiam obter uma enxurrada de dinheiro e de mercadorias. Nos Estados Unidos, a tradição é conhecida como bridal shower e, provavelmente, até o nome tenha origem nessa história.

O costume atravessou séculos, espalhou-se por vários países e acabou virando tradição e rito de passagem, independente da condição financeira da noiva.

A tradição foi tomando corpo e além da entrega dos presentes, organiza-se uma reunião de confraternização com comidas e bebidas. Normalmente, o evento é organizado pelas madrinhas.


Cup cakes

Também foram adicionadas outras atividades. A mais conhecida delas, é a noiva adivinhar o que há em cada pacote e por quem está sendo presenteado. Caso erre, a noiva deve participar de uma brincadeira, pagar uma prenda ou usar um adereço.

Muita coisa mudou e atualmente temos vários formatos para essa tradição, independente da condição financeira das noivas.

Amigas no chá de panela

Tipos de chá

Chá de cozinha ou de panela, onde somente as mulheres participam, com o objetivo de presentear utensílios para a cozinha (pode incluir também itens para banheiro e área de serviço).

Chá de lingerie ou chá da noiva, para noivas quem já tem a casa montada. Os presentes, como o nome já esclarece, são peças de lingerie.

Chá-bar,  incluindo noiva, noivo e os amigos do casal, onde  as mulheres presenteiam com artigos de cozinha e os homens presenteiam com objetos para o bar.

Noivos e chá de panela

Motivo para celebrar

Independente do formato escolhido, essa pode ser uma oportunidade especial para confraternizar, aproximar os noivos de seus padrinhos e amigos nesse momento tão importante de sua vida, trocar ideias e sugestões sobre o casamento, as roupas, a maquiagem, o penteado, a festa, a viagem de lua de mel, etc.

Nesse aspecto, pode-se sair do tradicional, organizar um karaokê, um jogo de perguntas e respostas sobre os noivos, e até uma reunião com uma Personal Organizer trazendo dicas para a organização da nova residência. Enfim, há muitas possibilidades e a criatividade de quem está organizando o encontro deve guiar as escolhas. O importante é organizar um evento onde todos se sintam bem e onde ninguém precise participar de alguma brincadeira da qual não goste.

Caso seja feita uma lista de presentes, todos eles devem ser de valor acessível, pois os convidados já terão outros gastos por ocasião do casamento.

Presentes para o chá de panela

A lista de convidados deve ser aprovada pela noiva ou noivos e todos devem fazer parte da lista de convidados para o casamento.

O local escolhido para a confraternização deve ser agradadável, com espaço para acomodar todos os participantes. O tipo de festa deve ir ao encontro do perfil da noiva ou dos noivos.

Enfim, um casamento é algo tão importante na vida de uma mulher e de um homem que mercere ser curtido em sua plenitude, antes, durante e depois.

Escreverei mais sobre o tema, dando dicas práticas para organizar o chá de panela.

Acompanhe!

0 comentários. Comente também :

Postar um comentário



Fique por dentro das novidades

Cadastre seu endereço de email e receba diretamente todas novidades!

Termos de uso


O compartilhamento de conteúdo autoral do blog é permitido, desde que esteja acompanhado do nome da autora - Sonia Hecher, Personal Organizer e do nome do blog www.ambienteorganizado.com.br em local visível.

Segundo a Lei 9.610/98, a violação de direitos autorais é crime previsto no Artigo 184 do Código Penal.

Saiba mais sobre os Termos de uso e a Política de privacidade do Blog Ambiente Organizado.