Os noivos e a residência organizada


Você vai se casar? Parabéns! Receba os cumprimentos pelo casamento e pela empresa que você e sua outra "metade" estão constituindo.

Os noivos e as alianças

Eu não cometi nenhum engano, é isso mesmo. Talvez, vocês não tenham se dado conta, mas, além do casamento ou do ato de morar juntos, vocês estarão constituindo a empresa "Residência S.A.". Ela também é formada por departamentos, como uma empresa tradicional:
  • Compras/suprimentos
  • Financeiro
  • Contabilidade
  • Recursos humanos
Só para citar alguns exemplos. Esses departamentos serão, obrigatoriamente, administrados por vocês dois, noivos ou recém-casados.  E se vocês não tinham pensado nisso, eu recomendo que comecem a pensar desde logo.

Essa empresa é literalmente uma S.A., pois vocês poderão agregar outros "sócios" no curto, médio e longo prazo, como filhos e outros familiares. Poderão, ainda, ter "inquilinos", como bichinhos de estimação - o cachorro, o gato, o peixinho, talvez o papagaio ou a tartaruga. 



O fucionamento e o sucesso dessa empresa dependem do modo como vocês irão administrá-la. Portanto, lembrem-se que além de todas as emoções resultantes do casamento, vocês terão questões práticas e inadiáveis para resolver desde o primeiro dia em que esta empresa entrar em funcionamento, como:
  • O pagamento de contas de consumo - água, luz, gás, telefone, condomínio, seguro, IPTU, entre outras.
  • A compra e o controle de estoque de alimentação, mantimentos, produtos de higiene e limpeza.
  • As finanças, pois será necessário fazer o controle ou o fluxo de caixa.
  • Investimentos, caso ela ainda necessite receber infraestrutura ou alguma reforma.
  • E a manutenção, limpeza e organização, que inclui a interação com empregados, faxineiros, jardineiros, etc.
Para garantir a organização e o funcionamento da empresa, as seguintes perguntas são pertinentes:

  • Quais departamentos dessa empresa cada um de vocês administrará?
  • As despesas decorrentes do funcionamento dela ficarão sob a responsabilidade de quem? 
É preciso detalhar qual delas cada um de vocês assumirá.


Esse é o primeiro passo para que ela funcione. Atribuir responsabilidades a cada um dos gestores da "Residência S.A." é fundamental para mantê-la organizada.

Se cada parte se comprometer em desempenhar bem o seu cargo, é provável que a empresa seja bem sucedida e a experiência de administrá-la seja agradável. Do contrário, a desorganização pode tomar conta e vocês, como sócios dessa empresa, terão que correr atrás do prejuízo.


É prudente pensar sobre isso. Os noivos precisam estar cientes das questões que vão além da sociedade afetiva. Isso é organização.

Espero ter ajudado os noivos de plantão!

E, por favor, compartilhe este post, caso tenha amigos que estejam em véspera de casamento.

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