Como organizar a compra dos presentes de Natal


Comprar presentes de Natal sempre é uma tarefa delicada, que pode esbarrar em algumas questões:
  • Não temos ideia do que presentar
  • Não dispomos de tempo para ir ao comércio
  • Não podemos gastar muito
  • Não queremos esquecer de nenhum nome

Presente de Natal

As semanas que antecedem o Natal são marcadas por muitas atividades e pelo tempo escasso. Para não deixar a ansiedade tomar conta do momento, aqui vão algumas dicas que tornarão a tarefa mais tranquila:

1.  Elabore uma lista


É fundamental elaborar uma lista com o nome das pessoas que você gostaria de presentear no Natal. Quantas pessoas são? Duas, cinco, dez? Assim, você não esquecerá de ninguém.

Lista de presentes de Natal

2. Estabeleça um orçamento


Determine um orçamento com o valor total que você dispõe para presentear as pessoas da lista. Isso significa que você deve fazer um cálculo estimativo de quanto poderá gastar com cada presente. Tente ficar dentro do orçamento previsto.

Você também poderá estipular uma margem de tolerância de 10% para mais, pois nem sempre conseguirá encontrar algo exatamente no valor estipulado. Mas tente usar essa margem de tolerância apenas para alguma exceção e não para todo o orçamento.

3. Crie níveis dentro do orçamento


Certamente, haverá pessoas mais próximas, para as quais você deseja comprar um presente de maior valor, como pais, filhos, netos... Para eles, o valor será até X Reais.

Pessoas da família, como sobrinhos, irmãos, etc. o valor será até Y Reais. (Talvez o valor seja um pouco menor.)

Para colegas de trabalho ou outras pessoas que você não gostaria de deixar de presentear, o valor será até Z Reais. Neste caso, uma pequena lembrança, de valor menor, estará de bom tamanho.

 Mantenha-se firme nas escolhas e no orçamento, para não comprometer suas finanças.

Pacote de presente

4. Antecipe as compras


Comprar com antecedência é sinônimo de aproveitar mais opções de compra, com preços melhores. Eu sugiro que você comece o processo de orçamento e compras ainda em novembro.

5. Otimize seu senso de observação


Desde já, ligue o seu "radar visual". Observe o que vê no comércio. Você pode sair hoje sem pretensão alguma de comprar presentes e ver algo interessante numa vitrine, que poderá agradar determinada pessoa da sua lista. Então, não perca a oportunidade e não ignore a Lei de Murphy: pode ser que, no dia em que você decidir sair com a intenção específica de comprar, não encontre nada que lhe agrade ou que combine com a pessoa a ser presenteada.


6. Seja criativo


Nem sempre o presente mais caro é o que carrega mais valor afetivo. Algo diferente, customizado e elaborado por você, terá um significado muito maior do que algo comum, comprado no comércio. Eu valorizo isso, imagino que você também. Afinal, você terá gasto o que possui de mais precioso para fazer esse presente: o seu tempo. Um pote de biscoitos artesanais, um bolo com cobertura especial, um objeto de artesanato são sugestões quem sempre caem bem. A menos que você queira presentear com a última versão de um celular, por exemplo. Bem, aí, não cabe a comparação.

Biscoitos de Natal para presentear

7. Capriche nas embalagens


Um visual bem apresentado pode fazer a diferença em qualquer presente (até em pequenas lembrancinhas) e vai surpreender quem o recebe. Customize, crie uma embalagem única, coloque o seu toque especial e diferencie os seus pacotes do tradicional saquinho de papel com brilho.

Espero ter ajudado você a se preparar para esta tarefa.

Se você gostou e acha que o assunto pode interessar a alguém mais, compartilhe o post.

Boa semana!


2 comentários :

  1. Muito boas as suas dicas. Adoro comprar meus poucos presentes com bem antecedência.
    Uma linda embalagem faz a diferença.
    Sigo quase todas as suas dicas.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Maria, agradeço seu comentário e fico bem feliz em saber que segue minhas dicas.

      Um abraço.

      Excluir



Fique por dentro das novidades

Cadastre seu endereço de email e receba diretamente todas novidades!

Termos de uso


O compartilhamento de conteúdo autoral do blog é permitido, desde que esteja acompanhado do nome da autora - Sonia Hecher, Personal Organizer e do nome do blog www.ambienteorganizado.com.br em local visível.

Segundo a Lei 9.610/98, a violação de direitos autorais é crime previsto no Artigo 184 do Código Penal.

Saiba mais sobre os Termos de uso e a Política de privacidade do Blog Ambiente Organizado.