Como organizar-se para elaborar o TCC


Temido pela maioria dos estudantes de graduação e de pós-graduação, o trabalho de conclusão de curso - TCC costuma gerar angústia, estresse e cansaço. Para elaborá-lo com sucesso, o estudante precisa dedicar boa parte do seu tempo à atividade e concentrar os seus esforços para cumprir os prazos estipulados.

Formatura

Eu estou concluindo um MBA em Gestão de Projetos, portanto, em fase de elaboração do TCC e achei oportuno compartilhar com você algumas dicas para organizar esta atividade. 

1. Pense no tema com antecedência


Todo TCC parte de um tema. Procure definir o seu tema tão cedo quanto possível, para que você tenha tempo hábil para a pesquisa, entrevistas, visitas técnicas e leitura da bibliografia. Pensar com antecedência lhe trará mais segurança e domínio sobre o assunto, fazendo com que o trabalho avance mais rápido.


2. Reúna e leia a bibliografia


Por mais que domine o tema ou que ele seja objeto de sua atividade profissional, você não sabe tudo. Ler livros para entender o que pensam os diversos autores sobre o tema é fundamental para você construir a sua linha de pensamento e avançar com "autoridade" sobre o assunto.

Ler a bibliografia

3. Organize um ambiente adequado para os seus estudos


O local de estudos deve ser agradável, bem iluminado, ter uma mesa bem posicionada, com espaço suficiente para acomodar seu computador ou notebook, os livros e o restante do material de consulta.

Este local  será seu ponto de apoio nos meses em que durar o trabalho e você deve ficar sozinho, concentrado. Peça aos familiares para que não o interrompam.

Canto de estudos


4. Isole as interferências


É difícil manter-se concentrado num mundo tão conectado, mas, é necessário. Se quer ver o seu TCC render, desligue o televisor e o celular e, principalmente, desconecte-se das redes sociais. Desabilite as notificações e esqueça o mundo virtual, pelo menos, por um tempo determinado.

Estudar


5. Faça pausas


Estudar por várias horas seguidas é cansativo e faz o seu rendimento cair. Portanto, quando sentir necessidade, faça pausas. Cinco ou dez minutinhos são fundamentais para você recuperar as energias e recomeçar com mais entusiasmo.


6. Reserve um tempo para o lazer


Sim, você precisa estudar, mas precisa relaxar. Reserve um período da semana para alguma atividade agradável, que funcione como uma recompensa pelas horas de estudo e dedicação. Caminhar num parque, tomar um sorvete, sair com os amigos, enfim, algo que seja interessante para você.


Toda a dedicação conduz a um bom trabalho. Faça a sua parte e colha os resultados.

0 comentários. Comente também :

Postar um comentário



Fique por dentro das novidades

Cadastre seu endereço de email e receba diretamente todas novidades!

Termos de uso


O compartilhamento de conteúdo autoral do blog é permitido, desde que esteja acompanhado do nome da autora - Sonia Hecher, Personal Organizer e do nome do blog www.ambienteorganizado.com.br em local visível.

Segundo a Lei 9.610/98, a violação de direitos autorais é crime previsto no Artigo 184 do Código Penal.

Saiba mais sobre os Termos de uso e a Política de privacidade do Blog Ambiente Organizado.