Decoração com inspiração provençal


Eu amo, e você?

O estilo provençal surgiu por volta do Século VXIII, no sudeste da França, na região chamada de Provença (Provence). Com características campestres, vida interiorana e casas rústicas, nesse local se cultivam os vastos campos de lavanda, que enchem os olhos com seu colorido típico.

Campos de lavanda

Conta a história que a luxuosa mobília utilizada pela corte da França dos Séculos XVI e XVII era objeto de desejo da população francesa, que nem sempre tinha condições financeiras para comprá-la.

Na região da Provença, os artesãos começaram a copiar e a reproduzir os móveis da realeza para atender essa demanda. Porém a madeira utilizada na confecção desses móveis era comum e de qualidade inferior. Para esconder as imperfeições da madeira, os artesãos passaram a pintá-la com uma mistura de gesso e cola. Com pouca resistência, o acabamento se desgastava com o uso e os móveis ficavam com um aspecto envelhecido (patinado). Assim, surgiu o estilo Provençal, representado por suas cores claras (tons pastéis), estampas delicadas, uma mistura de detalhes românticos e rústicos. O estilo consolidou-se e até hoje temos essa bela influência na decoração.

A mistura de peças provençais com peças contemporâneas tem sido um recurso bastante utilizado na decoração atual. A beleza desse estilo também tem excedido o limite da ambientação doméstica para ganhar lugar de destaque em outras áreas, como a decoração de festas de casamento e aniversário.

Estive recentemente em Gramado-RS e visitei uma loja, chamada Dummah en Provence, cuja decoração é toda com inspiração provençal. Deixo com você algumas fotos, que podem inspirar algum cantinho da sua casa. Veja:

aparador com cadeira provençal verde floral

móvel provençal

mesa lateral e cadeiras estilo provençal

escrivaninha provençal

aparadora e cadeira cor de rosa

cama provençal

cômoda bombê provençal

cômoda infantil provençal

Quer ver mais? Então acesse o site da loja www.dummah.com.br e inspire-se para comprar uma peça nova. Ou, quem sabe você promove uma reforma naquele móvel velho que está na sua casa e renova a decoração de um jeito bacana?

Beijos!

0 comentários. Comente também :

Postar um comentário



Fique por dentro das novidades

Cadastre seu endereço de email e receba diretamente todas novidades!

Termos de uso


O compartilhamento de conteúdo autoral do blog é permitido, desde que esteja acompanhado do nome da autora - Sonia Hecher, Personal Organizer e do nome do blog www.ambienteorganizado.com.br em local visível.

Segundo a Lei 9.610/98, a violação de direitos autorais é crime previsto no Artigo 184 do Código Penal.

Saiba mais sobre os Termos de uso e a Política de privacidade do Blog Ambiente Organizado.