A reforma da mesa de jantar


Se você acompanha meus posts, sabe que eu sou uma entusiasta da reforma de mobiliário. Quando os móveis são de qualidade, penso que a relação custo-benefício vale a pena.

Fazia tempo que esse conjunto de mesa e cadeiras necessitava de uma reforma. O mobiliário tinha sido adquirido há anos de um familiar, portanto, já era de "segunda mão". A mesa e as cadeiras, em madeira escura e com acabamento em laca, estavam com o verniz trincado e com muitos riscos. O visual anos 80 precisava ser atualizado. Veja:

Mesa de jantar antiga

Somado a isso, o balcão não atendia mais a necessidade de espaço, acomodava poucas louças e cristais, pois era mal dividido internamente.

Balcão de sala de jantar antigo

Fiz uma pesquisa de preços para substituição da mesa e das cadeiras por um conjunto novo, cujo resultado desencorajou-me a trocá-las. O custo pareceu-me absurdo.

Na dúvida sobre o que fazer, duas questões nortearam minha escolha: - Será que eu prefiro gastar este valor excessivo num conjunto novo ou posso reformar aquele que tenho e utilizar o valor que eu economizar em algo como... uma viagem, por exemplo? Obviamente, optei pela segunda alternativa. Com a ajuda de bons profissionais (arquiteta e marceneiro), a tarefa se tornou fácil.

A mesa e as cadeiras foram reformadas e foi projetado um balcão/louceiro novo, com mais espaço e melhor dimensionado. O balcão antigo foi deslocado para uma adega. Portanto, a sustentabilidade ditou o tom da reforma, com o reaproveitamento das peças. Veja como ficou o balcão/louceiro novo e também a mesa e as cadeiras reformadas:

Louceiro

A cor é uma exclusividade dos trabalhos da arquiteta: um verde-malva bem claro, em laca alto brilho. O verniz possui um efeito cristalizado, que dá um toque diferente. Puxadores de cristal fizeram o acabamento.

Balcão de sala de jantar

Mesa de jantar reformada

Mes ade jantar vista de baixo

Para arrematar, encontramos um papel de parede no mesmo tom do mobiliário. 

Papel de parede da sala de jantar

Num próximo post, você verá a parte interna do balcão/louceiro e saberá como eu mesma calculei as divisões dos espaços para acomodar adequadamente cada peça do acervo.

Gostou do resultado? A reforma foi válida?

Se você quer ver outros móveis reformados, clique em reformar ou comprar novo e em o surpreendente antes e depois de um móvel reformado.

Inspire-se.

Um comentário :

  1. Também adoro estas reformas Sonia, ficou extraordinariamente lindo!

    ResponderExcluir



Google+ Followers

Fique por dentro das novidades

Cadastre seu endereço de email e receba diretamente todas novidades!

Termos de uso


O compartilhamento de conteúdo autoral do blog é permitido, desde que esteja acompanhado do nome da autora - Sonia Hecher, Personal Organizer e do nome do blog www.ambienteorganizado.com.br em local visível.

Segundo a Lei 9.610/98, a violação de direitos autorais é crime previsto no Artigo 184 do Código Penal.

Saiba mais sobre os Termos de uso e a Política de privacidade do Blog Ambiente Organizado.