4 tarefas indispensáveis para ter uma casa organizada


Sua rotina é agitada? A minha é, muito. 

Casa linda com flores

E nessa teia de compromissos e múltiplos papéis que assumimos, não é fácil manter tudo em ordem. A casa nem sempre está como gostaríamos. Se contamos com a ajuda de uma dómestica, fica mais fácil. Mas isso nem sempre isso é possível. Empregadas domésticas são um luxo inatingível para muitas famílias e diaristas não conseguem fazer tudo o que seria necessário.

Quando a organização da casa depende tão somente de nós mesmos, temos que "nos virar nos 30" para que a coisa funcione. 

Mas, quatro tarefas são fundamentais para que sua casa lhe proporcione uma sensação diária de organização:

Pia limpa

Não acumule louça suja. Pia limpa, livre de panelas, louças, talheres e copos é a primeira imagem de uma cozinha organizada. Tem cena pior do que chegar em casa cansada, depois de um dia estafante e encontrar a pia cheia de louça? Ou tomar o café da manhã olhando para a pia cheia? Estabeleça a regra da pia limpa: quem sujar, deve lavar. A pia dever "dormir" limpa. Isso evita estresse, confusão visual e gera uma sensação de bem-estar.

Pia limpa

Cestos de lixo vazios e limpos

Recolha o lixo todos os dias, principalmente o orgânico, dando a ele o destino adequado. Mesmo que haja pouquíssima quantidade no cesto, não caia na tentação, recolha sempre. 

Higienize os cestos ou lixeiras e pingue algumas gotas de desinfetante numa folha de papel toalha ou jornal e deixe sob o saco plastico, dentro do cesto ou lixeira. 

Se realmente for necessário acumular o lixo seletivo, que não é perecível, faça isso de forma ele fique restrito à capacidade dos cestos que você escolher, e estes, por sua vez, devem ser mantidos fechados.

Cesto de lixo limpo

Cama arrumada

Ao levantar-se, deixe cama desarrumada enquanto você realiza os seus cuidados pessoais, toma café e faz alguma atividade matinal. Assim a umidade e o calor se dispersam. Ventilar o ambiente também é prudente. São medidas que ajudam a dissipar os ácaros. 

Em seguida, ou antes de sair de casa, arrume a sua cama. Faça o teste: entre no seu quarto de olhos fechados e abra-os nas duas situações: com a cama desarrumada e com a cama arrumada. Vivencie a serenidade que a cama arrumada lhe proporcionará. 

Ensine seus filhos ou as outras pessoas que vivem na sua casa a fazerem o mesmo. Cada um deve ser responsável pelo seu quarto. Dividindo as tarefas, ficará mais fácil para você. E, convenhamos, arrumar a cama não leva mais do que três minutinhos, nem "tira pedaços" de ninguém.


Cama arrumada

Cada coisa em seu lugar

"Cada macaco no seu galho". Imagine a cena: roupas espalhadas pelos quartos, toalhas de banho fora do lugar, calçados pelo chão, óculos, chaves, celulares, carregadores, bolsas e demais objetos soltos por todos os cômodos. Uma visão nada agradável. Se as coisas estão fora do seu lugar, você terá uma sensação visual e mental de desordem, o que gera estresse e desconforto.

Novamente, a disciplina tem que ser seguida: tirou ou ocupou, guarde no lugar certo. Faça isso todos os dias, para evitar o acúmulo e a desordem.

Aqui, vale a máxima "menos é mais". Quanto menos objetos estiverem soltos ou fora do seu lugar, mais agradável esse ambiente será para você.


Casa organizada

Estas são tarefas simples, mas que, se executadas diariamente, contribuirão, e muito, para manter a casa organizada. E, depois que você criar uma rotina para fazer isso, tudo ficará muito mais rápido e fácil de executar.

Espero que tenha gostado das dicas.

Beijos.

0 comentários. Comente também :

Postar um comentário



Fique por dentro das novidades

Cadastre seu endereço de email e receba diretamente todas novidades!

Termos de uso


O compartilhamento de conteúdo autoral do blog é permitido, desde que esteja acompanhado do nome da autora - Sonia Hecher, Personal Organizer e do nome do blog www.ambienteorganizado.com.br em local visível.

Segundo a Lei 9.610/98, a violação de direitos autorais é crime previsto no Artigo 184 do Código Penal.

Saiba mais sobre os Termos de uso e a Política de privacidade do Blog Ambiente Organizado.