Quer juntar as escovas de dentes? E o enxoval?


Enxoval parece uma palavra tão antiga, não é mesmo? Um dia, contarei a você a história dessa tradição...

Mas o enfoque hoje é outro. E se você está pensando em juntar as escovas de dentes com sua cara-metade, precisará recorrer ao velho e bom enxoval para viver a nova fase com conforto e bem-estar.

Juntar as escovas de dentes

Donas de casa, noivas ou casais de primeira viagem se perguntam qual é a quantidade adequada de peças de enxoval que precisam ter.

Nossas avós passavam a adolescência confecionando o próprio enxoval, e a cultura da época era acumular peças e mais peças até que chegasse a data do casamento. Mas a realidade de nossos dias é outra, costumamos comprar tudo pronto, ou quase, já que nos falta habilidade e tempo para executar a tarefa. E a sugestão é não comprar muitas peças, por motivos óbvios:

  • As habitações estão cada vez menores, os armários encolheram, portanto temos muito menos espaço para armazenar roupa de cama, mesa e banho.
  • Jogos de cama costumam durar alguns bons anos em perfeito estado, se forem bem cuidados.
  • Você vai enjoar de seu estoque com o uso repetido.
  • Todos os anos são lançadas coleções novas, em tecidos e padronagens modernas e a indústria investe em pesquisas para levar novidades até o consumidor final, peças mais práticas, confortáveis e de fácil manutenção. Se você mantiver um estoque grande em casa, terá que utilizá-lo antes de adquirir novas peças e esse processo pode demorar anos.

Com relação à roupa de cama, tema específico de hoje, procure comprar peças em percal (tecido confeccionado por fios entrelaçados na trama e no urdume), preferencialmente, em algodão egípcio, que tem a fibra mais longa e, por isso, é mais macio e agradável ao toque.

Algodão

Normalmente, as peças têm um número de fios indicado na embalagem - 180, 250, 300 fios, etc. Esse número significa a quantidade de fios que o tecido possui por polegada quadrada no sentido vertical (urdume) e horizontal (trama). Existem variações e esse número pode chegar a mais de 1.000 fios. Quanto maior a quantidade de fios por polegada quadrada, mais fino, macio e agradável ao toque o tecido será. E mais caro também. Mas você pode encontrar peças de ótima qualidade com 250 fios e com preço acessível. Se tiverem o "toque acetinado", serão ainda mais agradáveis.

Existem peças lindíssimas no mercado, com bordados, rendas e detalhes, mas tenha em mente que são mais trabalhosas para lavar e passar. Se você procura praticidade e não tem tempo, o ideal é adquirir peças de boa qualidade, mas sem muitos detalhes, para que lhe gerem menos trabalho.

O enxoval que considero adequado para casais de primeira viagem:

  • 3 a 4 jogos de lençol
  • 2 a 4 travesseiros (para dormir e para adornar a cama)
  • 2 a 4 protetores de travesseiros
  • 3 jogos de fronhas avulsas
  • 1 a 2 protetores de colchão
  • 1 a 2 saias para box (se você usar cama box)
  • 1 cobertor para meia-estação
  • 2 cobertores para inverno 
  • 1 colcha para verão
  • 1 cobre leito para meia-estação
  • 1 edredon
  • Rolos e almofadas (para adornar a cama, se quiser)

Claro que essa lista pode variar, dependendo do seu interesse e da região que você vive (mais fria ou mais quente). Também há opções de lençóis em outros tecidos, como a malha e o soft, ideais para o inverno. Estes têm a vantagem de não necessitarem ser passados, tudo será uma questão de preferência pessoal.


Cama e lençóis

Observe que você deverá saber exatamente o tamanho da cama para não comprar errado, pois existem três padrões de tamanho de cama de casal: normal, queen e king (Falarei sobre eles em outro post). Também pode haver camas em tamanho especial, diferente dos padrões, feitas sob medida.

Colchões e travesseiros costumam acumular ácaros e fungos, daí a importância de protegê-los com protetores específicos, que são facilmente laváveis.

Caso seu orçamento esteja limitado, minha sugestão é que você compre um jogo de lençol a menos (no caso, opte por três) e, ao invés de um, compre dois protetores de colchão e duas saias para box (caso faça uso de cama box). Também considere ter sempre um jogo a mais de protetores de travesseios. Assim, quando precisar lavar o protetor de colchão, a saia do box que estiverem em uso e as capas de travesseiros, você terá outras peças para fazer a troca simultaneamente, sem ter que esperar que as peças você recém lavou sequem para refazer a cama.

Espero que tenha gostado do assunto de hoje.

E se você tem amigos vivenciando esse momento ou conhece alguma noiva de plantão, compartilhe o post


Beijos!

0 comentários. Comente também :

Postar um comentário



Fique por dentro das novidades

Cadastre seu endereço de email e receba diretamente todas novidades!

Termos de uso


O compartilhamento de conteúdo autoral do blog é permitido, desde que esteja acompanhado do nome da autora - Sonia Hecher, Personal Organizer e do nome do blog www.ambienteorganizado.com.br em local visível.

Segundo a Lei 9.610/98, a violação de direitos autorais é crime previsto no Artigo 184 do Código Penal.

Saiba mais sobre os Termos de uso e a Política de privacidade do Blog Ambiente Organizado.