Como cuidar das toalhas de banho


É fácil cuidar das toalhas de banho? Sim! É só colocá-las na máquina com sabão e amaciante, escolher o programa e ligar o botão. Depois, secar, passar e guardar.


Toalhas de banho macias e perfumadas

Apague tudo. Não é bem assim! Toalhas merecem alguns cuidados específicos para que se mantenham macias, agradáveis e durem por bastante tempo.

Vou falar de cada etapa separadamente:

Comprar

Ao comprar toalhas novas, prefira as de 100% algodão. Se forem de fio egípcio, melhor ainda. Embora sejam um pouco mais caras, o custo se reflete em mais maciez, absorção e durabilidade. O investimento compensa.

Toalhas novas devem ser lavadas antes do uso. Isso vai retirar os resíduos resultantes dos processos de industrialização e tingimento e deixá-las higienizadas, pois elas estiveram armazenadas em depósitos, no ponto de venda, expostas à poeira, sujeira e ao manuseio. 

Lave as toalhas escuras e coloridas separadamente e em água fria. Acrescente sal no enxágue para ajudar a fixar a cor e evitar desbotamentos.

Se quiser evitar esse trabalho extra, ao comprar toalhas novas, prefira sempre as de cores claras, que são mais fáceis de manter e também passam a sensação de calma e tranquilidade. Eu, particularmente, não gosto de roupa de banho e cama em cores fortes ou escuras, só compro peças claras e em cores suaves.


Toalhas de banho com conchas

Toalhas de banho devem ser de uso personalizado. Para diferenciar as toalhas de cada morador, a sugestão mais simples é comprar um marcador permanente (caneta) e marcar a inicial do nome na barra ou na etiqueta da toalha. Bordar o monograma também é uma ótima ideia.

Lavar

Não deixe as toalhas de molho, para que elas não fiquem com odor ruim. Se você não sabia, o molho pode ocasionar esse inconveniente.

Trate as manchas com algum produto removedor. Aplique o produto diretamente sobre mancha, com a toalha seca e deixe agir por alguns minutos. Esfregue delicadamente com as mãos e coloque para lavar em seguida. Cuidado com as toalhas coloridas. Não use alvejante à base de cloro. Ele desbota e destrói as fibras, além de deixar o branco com aspecto amarelado. 

Sabão em excesso não vai deixar a toalha mais limpa. Pelo contrário: causará endurecimento do tecido e diminuirá seu poder de absorção. Utilize apenas a quantidade recomendada pelo fabricante.


Sabão em pó

Amaciantes são muito gordurosos. Toalhas com excesso de amaciante estarão envolvidas por uma "película oleosa" e absorverão menos. Se você gosta de usar amaciante, utilize apenas a dose recomendada pelo fabricante. Se quiser toalhas macias, uma medida de vinagre branco de álcool no último enxágue cumpre esse papel. E para que elas fiquem perfumadas, você pode borrifar água de passar, cuidando para que elas não sejam guardadas úmidas.

Outro detalhe importante: cuide para não deixar toalhas úmidas penduradas no banheiro. Após o uso, elas precisam ventilar e secar para não criarem odor e fungos. Igualmente, não coloque toalhas úmidas no cesto de roupas sujas. Lave-as imediatamente após o uso ou deixe-as estendidas para que sequem e só então deposite-as no cesto. 

Frequência de lavagem: Para utilização em condições normais, a lavagem semanal é suficiente. Mas essa é uma decisão pessoal e você pode sentir necessidade de encurtar esse espaço de tempo, portanto, fica a seu critério. Também é prudente você ter, pelo menos, três conjuntos de toalhas para fazer o rodízio e não usar sempre as mesmas. Exemplo: se são quatro moradores na casa, serão três conjuntos de quatro toalhas.


Toalhas de banho organizadas

Toalhas devem ser higienizadas somente junto com peças iguais. Se você misturar roupas na lavagem, qualquer botão, zíper ou detalhe pode puxar os fios das toalhas. Do mesmo modo elas podem soltar fiapos nas demais peças. Se as toalhas tiverem algum fio puxado, corte com a tesoura na altura dos demais, sem problemas. E, se a lavagem ocorrer no tanque, não use escovas para esfregá-las.

E não lave as toalhas de rosto junto com as de banho, certo?

Secar

O sol muito forte pode ressecar as fibras, deixando as toalhas ásperas. Portanto, seque sob sol fraco. Secagem à sombra é o ideal. Na falta de opção, use a máquina de secar, mas em temperatura média.

Ao pendurar as toalhas, se você colocar apenas um prendedor em cada ponta, elas secarão deformadas. Coloque mais prendedores para que as peças não percam sua estrutura. O recomendado é estender as peças pelo meio, porém, vão demorar mais tempo para secar.

Passar e guardar

Toalhas de banho não devem ser passadas. A pressão e o calor do ferro diretamente sobre elas ressecam e amassam as fibras, deixando-as duras e ásperas.

Dobre-as com carinho e critério. Dobras iguais darão um aspecto mais organizado às pilhas de toalhas. Se preferir guardar em rolos, capriche e padronize, para manter a simetria e a organização.


Toalhas em rolos

Gostou das dicas? Comente, compartilhe!

Fico agradecida pelo seu carinho!

Até o próximo post.

0 comentários. Comente também :

Postar um comentário



Fique por dentro das novidades

Cadastre seu endereço de email e receba diretamente todas novidades!

Termos de uso


O compartilhamento de conteúdo autoral do blog é permitido, desde que esteja acompanhado do nome da autora - Sonia Hecher, Personal Organizer e do nome do blog www.ambienteorganizado.com.br em local visível.

Segundo a Lei 9.610/98, a violação de direitos autorais é crime previsto no Artigo 184 do Código Penal.

Saiba mais sobre os Termos de uso e a Política de privacidade do Blog Ambiente Organizado.